10 vantagens da gestão orçamentária

10 vantagens da gestão orçamentária

Você sabe o que é gestão orçamentaria e as vantagens que ela pode gerar a seu negócio?

Podemos definir a gestão orçamentária como um plano financeiro baseado nas despesas e receitas de uma empresa que tem como objetivo estimar os gastos, prever a receita e identificar o capital disponível.

Ou seja, o objetivo da gestão orçamentária é controlar os recursos financeiros, de forma que sejam distribuídos da maneira mais adequada de acordo com as necessidades da empresa.

Benefícios da gestão orçamentária

Todo método que contribui com um gerenciamento de capital mais assertivo merece ser aplicado na empresa, não é mesmo? Por isso, abaixo você encontrará 10 vantagens que a gestão orçamentária oferece para as empresas. Veja a seguir:

1.    Melhor utilização dos recursos

O uso da gestão orçamentária em uma empresa permite melhor utilização de recursos, pois o capital é distribuído de forma muito mais inteligente aos setores, visando quanto é necessário, tempo de retorno e necessidade.

2.    Definição de metas

Quando a empresa consegue traçar as possibilidades financeiras, fica muito mais fácil estipular os objetivos e metas, e o tempo que cada planejamento deve levar com base no quanto a organização consegue investir, sem prejudicar a sustentabilidade financeira do negócio.

Leia também: Empreendedorismo para chaveiros: 5 dicas valiosas para ter sucesso no negócio

3.    Previsão de cenários

A gestão orçamentária permite que a empresa tenha previsibilidade e planejamento a partir do estudo de indicadores. Ou seja, é possível entender qual é o melhor momento para fazer determinados investimentos e estruturar estratégias levando em consideração um cenário futuro. 

4.    Redução de prejuízo

A partir de gestão orçamentária a empresa consegue ter melhor direcionamento sobre o uso de capital, fazendo com que os investimentos sejam aplicados de maneira mais assertiva, e isso evita possíveis prejuízos.

5.    Identificação de riscos

Também é possível adotar estratégias após a análise de gestão orçamentária para identificar riscos e ameaças, e a partir disso estudar maneiras de mitiga-los.

6.    Melhor possibilidade de crescimento

Este tópico está relacionado ao item 2 desse artigo, afinal, quando a empresa entende a melhor maneira de investir e distribuir o orçamento, é possível ter melhores perspectivas de crescimento.

Uma organização que deseja expandir deve fazer uma gestão orçamentária para entender melhor o capital.

7.    Facilidade para tomar de decisões

Com o orçamento bem definido e acertado, os executivos podem tomar as melhores decisões, pois possuem conhecimento da saúde financeira da organização.

8.    Controle financeiro completo

Uma das grandes dificuldades dos empreendedores é ter uma controle completo das finanças e a gestão orçamentária ajuda os gestores a terem uma Raio-X da saúde financeira da empresa.

9.    Dados concretos sobre a empresa

Os indicadores são muito importantes para fazer uma gestão orçamentária correta, pois são esse dados que ajudam a empresa a ter uma leitura correta da situação financeira. KPI, fluxo de caixa, retorno sobre investimento, custos fixos e variáveis, são alguns do dados importantes na hora de fazer a análise.

10. Planejamento estratégico

Com a gestão orçamentária é possível ter um planejamento estratégico, entender o quanto a empresa consegue expandir, lucrar, continuar com os processos, etc. Ou seja, um bom planejamento não se faz sem compreender o orçamento, pois são essas informações que ajudam a empresa a fazer projeções.

Neste artigo entendemos o quanto a gestão orçamentária da empresa é importante para traçar e alcançar objetivos de forma coerente e assertiva. Você já tem colocado isso em prática no seu negócio? Se sim, quais outros benefícios conseguiu identificar?

Roudrill. A Chave do Futuro.

Tags: , , , , , ,