Como empreender com mais segurança?

Como empreender com mais segurança?

Como empreender com mais segurança? Muitos falam sobre os riscos que uma pessoa corre ao abrir um negócio, afinal, além das responsabilidades comuns no dia a dia de uma empresa, o empreendedor precisa lidar com outros fatores, como expectativas não atingidas, realização de projetos complexos, falta de renda fixa e até mesmo com a capacidade de gerir um negócio.

Pois bem, não existe um cenário que não haja risco, mas existem caminhos que o empreendedor pode seguir para ter mais segurança e estabilidade nos negócios! Quer saber como? Acompanhe a leitura a seguir!

Você, empreendedor, conhece o mercado?

Pode parecer trivial, mas é fundamental começar por esse tópico, pois muitas pessoas iniciam um negócio sem ao menos fazer um estudo de mercado e é claro que qualquer empresa que começa desse jeito está fadada ao fracasso.

Conhecer a área de atuação que o empreendimento se enquadra significa entender a dinâmica do mercado, bem como o comportamento do cliente, reconhecer forças e fraquezas da empresa, como a economia gira em torno do negócio, quem são os fornecedores, melhor lugar para instalar uma unidade, entre outros fatores.

Ou seja, é preciso ter profundo conhecimento sobre fatores interno e externos. É trabalhoso? Com certeza! Mas ninguém melhor que o próprio dono para entender como essa engrenagem funciona.

Metas em curto, médio e longo prazo

Todo mundo tem metas, sejam elas profissionais ou não. E com um empreendedor isso não seria diferente – ou pelo menos não deveria ser. Quem abre um negócio, certamente deseja chegar em algum lugar. A maioria das pessoas que querem empreender sonham muito com o dia de ter o próprio negócio e quando isso acontece, qual é o próximo passo?

Abrir uma nova unidade, aumentar a equipe, expandir o negócios para nível nacional ou internacional, ser referência no setor, aumentar o número de vendas em determinado período, enfim, existem muitos objetivos que podem ser alcançados, de acordo com o perfil da empresa.

Mas, o que você, empreendedor, tem feito para alcançá-las? Ou melhor: a sua empresa já traçou as metas?

Quem tem um negócio deve ter um planejamento de metas, uma tática muito utilizada é defini-las em curto, médio e longo prazo, para que essa caminhada seja um pouco mais fácil.

Por exemplo, a sua empresa deseja abrir uma nova unidade em dois anos, então, quais são os objetivos que serão alcançados antes disso? Para que essa meta se torne mais palpável é preciso planejamento e ação, então, o empreendimento deve ter um melhor desempenho em três meses, em seis meses melhorar o número de vendas para aumentar o lucro, em um ano ter aumentado 50% da esquipe, e assim por diante.

Tenhas as habilidades que o seu negócio exige

Empreender pode parecer um caminho solitário, afinal, o empreendedor precisa lidar, sozinho, com diversas situações e cenários diferentes, pois não é todo mundo que possui sócios ou apoio das pessoas ao redor. Sendo assim, é preciso ter muita gana para fazer dar certo.

Mas além de força de vontade, é necessário ter também habilidades. Um empreendedor deve ter capacidade de gerir o próprio negócio, boa comunicação, perfil resolutivo, empatia, liderança, deve saber se adaptar ao mercado, conseguir trabalhar sobre pressão, possuir criatividade, organização, entre várias outras competências que muitas vezes não são encontradas em um profissional comum, mas são essenciais em um empresário, especialmente em quem está começando no mundo do empreendedorismo.

Se você deseja ter mais segurança nos negócios é preciso estar ciente dos riscos e estar preparado para assumi-los. Mas, o mais importante é entender que ninguém sabe tudo e que esse é um caminho de desenvolvimento contínuo!

Gostou desse artigo? Continue acompanhando o blog da Roudrill para mais leituras sobre empreendedorismo.

Roudrill. A Chave do Futuro.