Empreendedorismo para chaveiros: 5 dicas valiosas para ter sucesso no negócio

Empreendedorismo para chaveiros: 5 dicas valiosas para ter sucesso no negócio

Empreendedorismo para chaveiros: você sabe como fazer o seu negócio dar certo? Embora empreender seja a palavra da vez, o ato em si não é uma tarefa fácil. De acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresa (2020), realizada pelo Sebrae, a taxa de mortalidade dos MEIs é de 29%, das microempresas 21,6% e das empresas de pequeno porte 17%.

Esses números mostram a dificuldade que pequenos negócios possuem de se manterem na ativa. E não é para menos, empreender exige um certo preparo para enfrentar os desafios do mercado.

No entanto, mesmo com um cenário que pareça adverso, é possível prosperar empreendendo, não à toa, os pequenos negócios representam, de acordo com o Sebrae, 27% da participação do Produto Interno Bruto (PIB) e têm papel essencial para alavancar a economia e gerar mais empregos.

Em um mercado competitivo é preciso ter muito foco, disciplina, paciência e planejamento para ter sucesso nos negócios. Por isso, neste artigo, vamos listar cinco dicas valiosas de empreendedorismo para chaveiros!

1.    Conheça o mercado

Parece trivial, mas acontece: muita gente começa a empreender sem conhecer o mínimo do mercado em que está ingressando. Embora muita coisa se aprenda na prática, não ter noção nenhuma do que está por vir não é apenas despreparo, é também irresponsável, pois tempo e dinheiro estão sendo investidos no novo negócio.

É preciso estudar tudo o que estiver ao alcance. Mercado, concorrentes, custos, tendências, tecnologias necessárias, preferências dos consumidores, até mesmo a legislação que envolve o setor de chaveiros e outros assuntos pertinentes a abertura de negócios.

2.    Planejamento é a chave para o sucesso

Sem planejamento nenhum negócio prospera. E o plano de ação já começa a partir da pesquisa de mercado. Com o conhecimento necessário sobre o setor de atuação já é possível definir metas de curto, médio e longo prazo.

O planejamento também orienta com relação a tomada de decisões e ajuda o empreendedor a se antecipar a problemas que podem surgir no meio do caminho. Outro ponto importante nessa etapa é a definição de teto de gastos, o ato de planejar também estipula o capital necessário para investimentos.

É válido dizer que nenhum planejamento é definitivo, o cenário pode mudar e o objetivos podem ser alterados, o mais importante é sempre ter um plano de ação como apoio para a tomada de decisões e revisá-lo sempre que necessário.

3.    Foque no bom atendimento

Para ter sucesso nos negócios não basta apenas pesquisar sobre o mercado e fazer planejamento, no dia a dia do estabelecimento o atendimento deve ser satisfatório, sempre pensando na experiência do cliente. Como diz o ditado: servir bem, para servir sempre.

O tratamento ao cliente deve ser de qualidade, isso culmina em um relacionamento transparente com o mesmo, mas é preciso também ter métodos, portanto, o ideal é adotar procedimentos que tornem o atendimento mais prático.

 O uso de CRM além de otimizar o trabalho, facilitando registro de vendas, contribui com melhor entendimento sobre o histórico do consumidor. Existem muitas opções disponíveis no mercado de softwares de gestão, o indicado é procurar o melhor custo-benefício para a sua empresa.

4.    Trabalhe a resiliência

Ser resiliente é a capacidade de lidar com problemas e se adaptar aos cenários. Para um empreendedor essa característica é muito importante, pois muitas vezes no dia a dia de uma empresa diversos obstáculos aparecem no caminho.

E a melhor forma de lidar com as adversidades é buscando soluções rápidas e controlando as emoções, porque como dono ou dona de um negócio, elas podem afetaras pessoas ao redor, seja os clientes ou a equipe de trabalho. Para empreender é preciso ter muito jogo de cintura!

5.    Habilidade e técnica são uma construção

Já que falamos sobre ser resiliente, precisamos dizer que muitas das habilidades e técnicas necessárias para ter um negócio são aprendidas com o tempo. Nenhum empreendedor abre uma empresa sabendo exatamente de tudo. De fato, é preciso estar aberto aos novos conhecimentos e as possíveis dificuldades que surgem servem sempre para ensinar algo novo.

Seja um atendimento que poderia ter sido melhor, a estratégia de negócio que pode ser aprimorada, falhas na gestão, a autoconfiança, enfim, são muitos os aspectos que podem ser citados que merecem um pouco mais de atenção.

Todo profissional, seja um empreendedor ou não, de uma pequena ou grande empresa, tem características que merecem ser destacadas e outras que podem ser aperfeiçoadas. Faz parte do processo que é empreender!

O que achou das nossas dicas de empreendedorismo para chaveiro? Empreender é um grande desafio, mas se seguir essas orientações e persistir, certamente, sua empresa irá prosperar e ter muito sucesso no segmento. Continue acompanhando o blog da Roudrill para ler mais sobre empreendedorismo!

Roudrill. A Chave do Futuro.

Tags: , , , , , ,