Como melhorar a experiência do seu cliente?

outubro 28, 2021

Roudrill > Blog > Sem categoria > Como melhorar a experiência do seu cliente?

Você sabe como melhorar a experiência do seu cliente? Tenha certeza que esse é um dos segredos para o sucesso de uma empresa. Em um mundo onde seus potenciais clientes estão a apenas um clique de distância, a experiência do cliente se tornou o novo campo de batalha. Quando a empresa oferece uma experiência personalizada, os clientes passam a comprar com mais frequência tornando-se leais à marca e compartilham suas vivências com os amigos e familiares. Mas o que significa uma boa experiência? São os fatores velocidade, conveniência, consistência, simpatia e humanização, o tão famoso toque humano. Pensando em todos esses fatores hoje a Roudrill veio trazer algumas dicas para que você possa implementar essa técnica no seu negócio. Acompanhe conosco…

De acordo com um estudo feito pela RightNow, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais para ter um atendimento melhor.

Essa é a razão pela qual grandes marcas como a Apple, Disney, Airbnb investem tanto na criação de grandes experiências de clientes. Isso permite que elas construam a fidelidade da marca através do serviço, ao mesmo tempo que crescem suas margens de lucro. Em vez de competir com coisas quantitativas (preço baixo, maior quantidade, etc.), essas grandes companhias optaram por melhorar as métricas qualitativas (empatia, apoio, aparência e comportamento), e é exatamente isso que os clientes desejam e percebem. Mas como encarar o desafio de usar novas tecnologias com o propósito de tornar essa experiência mais humana?

  • Aposte em valor

Uma experiência personalizada pensada na necessidade de cada cliente pode gerar muitas recompensar para o seu negócio e isso possibilita que você aumente em até 23% o seu ticket médio, valorizando seus produtos e serviços. E não precisa se preocupar, afinal de contas, um excelente atendimento justifica seu preço por si só.

  • Velocidade e Tecnologia

Velocidade, conveniência e atendimento próximo são pilares para uma boa experiência. O que você pode implementar no seu negócio hoje que atinja esses objetivos citados? Priorize seu investimento em tecnologia e sempre pensando quais são os benefícios que pode oferecer a seus clientes através dela.

  • Colaboradores preparados

A experiência sempre deve começar de dentro pra fora, então invista em treinamento qualificado para que seus colaboradores entendam a essência, a missão, visão e valores de seu negócio e possam transmitir isso a seus clientes. E se a interação humana é e sempre será importante mesmo com o avanço da tecnologia, vale a pena alinhar todos em um bem comum.

  • Conveniência e Conhecimento

Já sabemos que as novas gerações como a Z por exemplo, prezam por velocidade, como citamos no item 2, então aproveite para se destacar também no conhecimento de todos os produtos e serviços para passar a experiência ao usuário da melhor forma possível. A primeira impressão sempre é a que fica!

  • Ser um bom ouvinte

Os consumidores querem ser ouvidos e isso certamente faz parte do processo de experiência ao cliente. Você já parou pra fazer alguma pesquisa de satisfação ou de sugestão para melhorias em sua empresa? Pode ter certeza que poderá tirar um grande aprendizado com essa ação.

Preço e qualidade continuam sendo fatores importantes nas compras dos clientes, mas as experiências positivas também trazem grande influência em quase todos os setores do mercado. No Brasil elas têm uma importância maior do que na média global, especialmente nos setores de assistência à saúde (84%), tecnologia (81%), bancos (85%), e linhas aéreas (81%) segundo pesquisa da PWC.

Você imaginaria perder para sempre quase metade dos seus clientes em um único dia? É exatamente isso que pode acontecer depois de uma única experiência ruim com seu produto ou sua marca, então a melhor forma é se preparar. Quer vencer esse desafio de como melhorar a experiência do seu cliente? Mude suas metas para refletir o que realmente importa para o consumidor. Clientes são pessoas, lembre-se e quanto mais eles se sentem valorizados, as oportunidades para que haja um aumento dos seus lucros são ainda maiores.

E você gostou das nossas dicas de hoje? Não esqueça de deixar o seu comentário pra gente!

Roudrill. A Chave do Futuro.