Você tem perfil de empreendedor? Já fez essa pergunta? Sabemos que empreendedor e ter seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas será que só isso é o suficiente para tocar uma empresa? Isso tem que nascer com a pessoa e estar em seu DNA ou é algo que pode ser aprendido? Essas e muitas outras dúvidas a Roudrill vai responder no artigo de hoje no blog, vamos lá?
“Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.”
Segundo artigo do Sebrae, em uma visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.
O empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. E o que leva as pessoas a tomarem essa decisão?
- Imaginação
- Determinação
- Auto avaliação
- Habilidade de Organizar
- Habilidade de Liderar Pessoas
- Habilidade de Conhecer Tecnicamente Etapas e Processos
Quais são os tipos de empreendedores?
Empreendedor Criativo
Aquele cheio de ideias, com uma visão singular do mundo, que reconhece com facilidade oportunidades criativas de novos negócios.
Empreendedor Administrador
Tem grande capacidade de vislumbrar a viabilidade e a escalabilidade de uma ideia criativa. É mais organizado e familiarizado com os processos de gestão.
Empreendedor Realizador
Coloca as coisas para funcionar. São as pessoas de ação, que não se mantêm paradas e estão sempre prontas para colocar a mão na massa.
Empreendedor Integrador
Responsável pela união do grupo, tem grande poder de liderança e facilidade para inspirar os outros.
Empreendedor Promotor
O vendedor da equipe. Tem grande capacidade de persuasão e facilidade com as relações sociais, o que o torna ótimo negociante com fornecedores e clientes.
Você tem perfil de empreendedor? Alguma dessas opções acima te descreve?
O empreendedor é aquele que está sempre antenado às oportunidades de criação e ampliação do seu negócio. Ele tem visão para enxergar os problemas e buscar soluções criativas e inovadoras que agreguem valor ao seu negócio e ofereça o que o cliente precisa. E ter essas ideias não quer dizer que ele não saiba calcular quais são os riscos. O importante é que ele aprenda a se planejar para sempre entender qual será o plano b, caso o plano a não dê certo e ele não arque com tantos prejuízos.
Mas ainda assim um empreendedor nunca tem medo de errar, porque ele entende que errar faz parte do seu momento de aprendizado, como uma faculdade. Hoje muitos empresários são reconhecidos no mercado porque tentaram algo inovador sem saber ao certo se isso daria ou não certo. A chamada “cultura do erro” é extremamente importante pois as melhores ideias foram testadas para serem o que são hoje.
E mesmo que nada dê certo, o que não falta é disposição para ele seguir em frente e começar tudo de novo. Empreendedores sempre encontram formas de se reinventar já que acreditam que nada que é feito com criatividade e inovação é um projeto para ser desperdiçado. E assim ele segue incessante e comprometido entendendo sempre que seu negócio é algo sério, e ele se compromete como num relacionamento sério se dedicando muitas horas e colocando a mão na massa muitas e muitas vezes.
Mas mesmo com todos esses pontos positivos é ideal que empreendedores sempre busquem novos conhecimentos e formações acadêmicas (mesmo que ele tenha virado um empreendedor sem ter lutado pra isso como uma herança por exemplo, o que é chamado de intraempreendedorismo), estabeleçam metas para mensuração de resultados, tenham uma boa rede de contatos e networking, saiba delegar reconhecendo quais são suas limitações,
Na verdade, ninguém nasce empreendedor. Muitas qualidades podem ser desenvolvidas em ambientes que estimulem a inovação e a criatividade. O que a pessoa precisa mesmo é de muita coragem pra poder vencer todos os desafios que virão pela frente.
E você o que achou? Você tem perfil de empreendedor? Conta pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos. Roudrill. A Chave do Futuro.