Quais são os desafios de um chaveiro qualificado?

dezembro 27, 2021

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Quais são os desafios de um chaveiro qualificado? Em um mercado em que há uma demanda recorrente é de se imaginar que muitos queiram empreender nessa área, no entanto, mesmo que exista um bom fluxo de clientes, é esperado que haja alguns desafios no meio do caminho, afinal, faz parte do empreendedorismo lidar com algumas adversidades.

Para ter sucesso é necessário trabalhar algumas habilidades que vão além das funções executadas como chaveiro, é preciso ter conhecimento em diversas áreas que vão desde a gestão financeira do próprio negócio a estratégias de marketing digital para divulgação do estabelecimento.

Sendo assim, para ajudar aqueles que estão estrando neste segmento, vamos listar os principais desafios e, claro, dar algumas dicas de como enfrentar esses possíveis obstáculos e ter muito sucesso na nova empreitada. Continue a leitura para saber mais!

1.    Definição de onde o estabelecimento será localizado

A escolha de onde será o estabelecimento não é uma tarefa fácil, afinal, o ponto precisa ser muito estratégico.

Portanto, deve ser próximo a centro de cidades, conjuntos habitacionais e lojas, isto é, em locais que haja bastante movimentação, pois mesmo que o consumidor não precise dos serviços de chaveiro com frequência, sempre haverá demanda e muitas vezes elas são urgentes, então, estar bem localizado já é um grande ponto a favor do negócio.

Falando em demanda, os serviços que o estabelecimento irá oferecer deve ser dos mais variados, afinal, o consumidor tem diversas necessidades que este segmento pode ajudá-lo a solucionar.

Além das cópias, o chaveiro pode oferecer fabricação de chaves e trancas, mudança de segredos, manutenção de chaves de veículos, consertos de trancas, vendas de cadeado e de chaveiros personalizados.

Com uma boa localização e variedade nos serviços ofertados, nunca irão faltar demanda, pois o estabelecimento poderá atender tanto o mercado B2B quanto o B2C.

2.    Local adequado para a estrutura necessária

A estrutura do local também é um dos desafios encontrados na hora de abrir o negócio. Afinal, é preciso ter um espaço que comporte os materiais mínimos de um chaveiro qualificado. No começo pode surgir a dúvida sobre o tamanho de loja necessário, bem como quais equipamentos são essenciais.

Sobre o espaço, não é preciso um lugar grande, o ideal é que o estabelecimento tenha pelo menos 20m² para instalação dos equipamentos e materiais que serão utilizados no dia a dia. Ao que diz respeito os itens de trabalho, é importante ter a disposição materiais como:

  • Copiadora de chaves
  • Morsa/ Mini torno
  • Esmeril
  • Bancada para atendimento
  • Computador, impressora, telefone e/ou celular para atendimento
  • Bancada pra execução das tarefas
  • Chaves virgens
  • Ferramentas (furadeiras, limpa chaveiro, alicate de corte, entre outros)
  • Quadro de chaves

Mais equipamentos podem ser adicionados, isso varia de acordo com as soluções oferecidas e disposição do espaço da loja.

3.    Noções de marketing

Em um mundo totalmente digital é preciso estar na internet, ter um site, redes sociais, produzir conteúdo e interagir com o público, por isso é essencial ter ao menos noções básicas de marketing digital.

Além disso, é preciso ter uma conta no Google Meu Negócio e inserir as informações importantes sobre a loja, como endereço, telefone para contato, horário de funcionamento e fotos também são bem-vindas.

Como dissemos no primeiro tópico muitas das demandas são urgentes para os clientes, pois é mais comum do que se imagina alguns pequenos incidentes, como a chave emperrar, a fechadura quebrar, entre outros imprevistos.

Desse modo, é importante estar online, pois em qualquer situação extraordinária, o primeiro comportamento do consumidor será buscar ajuda na internet. Se a sua loja estiver no Google com todas as informações necessárias, já garantirá um cliente.

4.    Conhecimento em gestão financeira e contábil

Talvez essa seja uma das partes mais complicadas do ponto de vista de um empreendedor, não é fácil ter que cuidar de toda loja e ainda se preocupar com a gestão financeira da empresa.

É preciso ficar de olho nas contas a receber e a pagar, fluxo de caixa, carteira de clientes, obrigações fiscais, entre outros aspectos burocráticos. Assim como no marketing digital, é preciso ter ao menos conhecimento básico nessas questões para comandar o negócio. E mais importante que isso: é fundamental estudar sobre esses assuntos, pois o sucesso do negócio está diretamente ligado a forma como a loja é gerenciada.

Não é fácil, mas não é impossível. A dica é fazer pequenos cursos nessas áreas e contar com serviços de terceiros que possam contribuir com essas questões mais burocráticas, como um contador, por exemplo.

5.    Bons fornecedores

Outro grande desafio que não se limita a esse mercado é a busca por bons fornecedores. Como encontrar bons fabricantes e manter parcerias duradouras? Pois bem, essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem, desde os que estão começando até os que já estão há anos no mercado.

A dica para ter bons fornecedores é pesquisar e comparar. Entender quais são as marcas que prezam pela qualidade, suporte, que possuem credibilidade e saber o que os clientes dessas empresas acham dos serviços prestados por elas, já é um bom começo.

A Roudrill, por exemplo, é uma fabricante que atende todo o território nacional e também a América Latina. Por aqui os clientes possuem diversas formas de pagamento, além de equipamentos com um ano de garantia, desse modo, as empresas que adquirirem as nossas soluções têm todo o suporte necessário, ponto muito importante para quem deseja ser um chaveiro qualificado.

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Roudrill. A Chave do Futuro.