Oi, chaveiro! Bem-vindo de volta ao blog da Roudrill! Negócio Próprio x Franquia: Qual Escolher?
Muito comum a quem deseja empreender no ramo de chaveiros, a escolha entre franquia ou negócio próprio deve ser traçado sobre dois fatores: experiência de mercado e perfil de profissional! Continue lendo nosso artigo e saiba como não errar na sua decisão, entendendo o que é melhor para você na hora de investir.
Forma de atuação
No modelo de negócio próprio, você tem a liberdade para tocar a sua empresa e a flexibilidade para atuar da forma como desejar. Isso, no entanto, é uma “faca de dois gumes”, pois você passa a assumir todos os riscos do seu negócio.
Ou seja, será de sua responsabilidade realizar todo o planejamento prévio e a gestão empresarial do seu chaveiro, que incluem: definição do ponto comercial, levantamento de informações de mercado (consumidores e fornecedores), identificação de concorrentes, definição do plano de negócios e principalmente: inovação.
No modelo de franquia todos esses itens já foram devidamente analisados e testados pelo franqueador, e o seu negócio já vem praticamente pronto. No entanto, existe menos liberdade para atuar e você precisará seguir algumas regras e padrões na gestão de sua unidade.
Geralmente quem empreende sozinho precisa partir do zero. As franquias são modelos testados pelo mercado e, em muitos casos, a marca é conhecida. Franquias exigem ainda disciplina para seguir as regras e assumir os custos envolvidos, pois apesar de ser uma marca consolidada no mercado, a idealização de uma franquia não significa garantia de sucesso.
Investimentos
Independentemente do modelo de negócio, você precisa dedicar tempo para criar um plano de negócios. Dar início a um comércio próprio pode exigir pouco investimento, mas a conta pode aumentar ao incluir aluguel de um espaço, equipamentos e compra de um estoque minimamente viável para começar.
O mesmo acontece com franquias, algumas tem baixo investimento inicial, enquanto outras ultrapassam a quinta casa decimal. É imprescindível que o planejamento financeiro da sua futura empresa inclua custos reais de todo o processo, inclusive taxas anuais, um fundo de reserva para emergências e a previsão de quando você começará a ter retorno.
Vantagens
No negócio próprio você tem autonomia. Em uma franquia, as estratégias são pré-estabelecidas. Para quem deseja testar novos modelos e criar um sistema de gestão menos rígido, a marca própria é a melhor opção. Assim, se você quer algo com a sua cara, invista em um negócio próprio, porque as chances de inovar são maiores dessa forma.
E o que a franquia proporciona? Trabalhar a marca é fundamental para o crescimento dos negócios. Nas franquias, essa missão não é do franqueado. Os custos também são divididos, o que reduz o impacto no bolso do chaveiro. Para quem vai abrir seu primeiro negócio esse setor é o caminho mais indicado para se obter sucesso e muito aprendizado.
Como falamos anteriormente, antes de tudo será importante fazer um estudo do mercado consumidor e concorrencial de chaveiros. Invista tempo buscando referências e converse com quem trabalha com os dois modelos.
Negócio Próprio x Franquia: Qual Escolher? Descobriu qual modelo combina mais com você? Comente aqui se é negócio próprio ou franquia!
ROUDRILL. A CHAVE DO FUTURO.