Inclusão e Diversidade foram assuntos que ganharam repercussão mundial nos últimos anos.
Mas afinal, o que significa Diversidade?
“Substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”
Diversidade é a pluralidade dos indivíduos em termos de diferenças culturais, de identidade e de experiência. No contexto social, a diversidade é justamente isso: a convivência de indivíduos diferentes em relação à etnia, orientação sexual, cultura, gênero etc., em um mesmo espaço.
Existem alguns tipos de Diversidade segundo uma pesquisa publicada na Harvard Business Review. A mais lembrada é a Diversidade Demográfica relacionada a nossa identidade de origem, ou seja, as que nos classificam ao nascer. Como exemplo, podemos citar sexo, raça, etnia e geração.
Há também outros tipos, e uma delas é a Diversidade Cognitiva, que se refere à forma como cada um de nós lida com problemas e reflete sobre situações e a Diversidade Experiencial, baseada nas experiências de vida que moldam o nosso emocional como hobbies e habilidades.
Mas e a Inclusão?
Inclusão significa criar um ambiente no qual pessoas diversas possam conviver e prosperar. No mercado de trabalho, ser inclusivo significa criar estratégias para acolher as diversidades e garantir que os profissionais diversos tenham oportunidades iguais de crescimento e um ambiente seguro dentro da empresa.
Com isso, empresas de todo o mundo tomaram consciência deste problema e mudaram sua forma de contratação visando mais igualdade na sociedade, mas infelizmente nosso país ainda está longe de ser um exemplo.
O Brasil ficou no 7º lugar no Kantar Inclusion Index, primeiro índice global de inclusão e diversidade baseado exclusivamente em feedbacks de funcionários de todo o mundo. Os resultados saíram de entrevistas com mais de 18 mil pessoas, em 14 países e 24 setores diferentes com o objetivo de ajudar as empresas a entender e abordar melhor a inclusão, a diversidade e a igualdade no local de trabalho considerando determinantes como gênero, etnia, idade, orientação sexual, saúde e bem-estar no trabalho.
O que as empresas devem fazer para ajudar este cenário? Você, Chaveiro, pode contribuir e muito para que esta situação mude em nosso país e deixaremos aqui algumas dicas para implementar isso na sua empresa. Primeiramente é preciso ter claro que a Diversidade e a Inclusão vão muito além da contratação de pessoas com diferentes origens, gêneros, raças, orientações sexuais, deficiências e idades.
1. Idade
Você pode montar equipes com diferentes faixas etárias tendo representantes de diversas gerações. O ganho para a empresa pode ser muito grande levando em consideração tempo de experiência, novas tecnologias e gestão de crises.
2. Gênero
Integrar equipes com homens e mulheres balanceando isso e garantindo que todos tenham os mesmos direitos de cargos, salários e benefícios é certamente o melhor caminho. Abrir oportunidades para a classe LGBTI+ também é uma forma de gerar mais oportunidades para a sociedade.
3. Etnia
Nosso país é um dos países com mais diversidade étnica no mundo. Portanto nesse quesito a cultura de combate ao racismo deve ser levada a sério como ideologia da empresa, evitando qualquer discriminação. Porque não dar oportunidade para que cargos de liderança sejam ocupados por negros?
4. PCD
PCD é a sigla para Pessoas Com Deficiência, seja ela visual, auditiva, mental, física ou múltipla (quando alguém possui duas ou mais deficiências associadas). Abrir espaço para essas pessoas também é uma forma de evidenciar a inclusão no mercado de trabalho. Lembrando que você deverá implementar ferramentas e condições de acessibilidade mostrando que sua empresa se preocupa com as dificuldades dessas pessoas.
Se você quer fazer do mundo um lugar mais justo e eliminar essas barreiras? A hora é agora! A interação social sempre deve começar com cada um de nós!
E você gostou desse artigo? Compartilhe conosco sua opinião ou conte-nos sua experiência caso já tenha implementado a Diversidade e a Inclusão em seu negócio!
Roudrill. A Chave do Futuro.