Abrir uma empresa não é uma decisão que se toma da noite para o dia, existem muitos desafios para quem escolhe empreender: alta concorrência de mercado, burocracia jurídica, falta de estímulo de crédito, alta carga tributária, entre outros fatores.
No entanto, nenhum desses obstáculos que são encontrados no meio do caminho são, de fato, um impeditivo para o brasileiro abrir o próprio negócio. De acordo com a GEM, Global Enterpreneurship Monitor, o Brasil está em sétimo lugar no ranking global de empreendedorismo.
Obviamente há dificuldades, seja as que foram citadas no início desse texto ou até mesmo outras, mas também dá para colher bons resultados, do contrário, não teríamos tantos brasileiros querendo abrir a própria empresa.
E foi pensando exatamente nisso que resolvemos trazer neste artigo 5 dicas de sucesso para você aplicar no seu negócio. Quer saber quais são? Continue acompanhando a leitura!
1. Estude gestão e empreendedorismo
Donos de empresas considerados bem-sucedidos possuem um ponto em comum: conhecem muito bem questões que envolvem gestão e empreendedorismo.
É o conhecimento e a dedicação do empreendedor que irão determinar o sucesso do negócio, especialmente no início, pois neste momento muito da operação é centrada no dono da empresa.
Então, invista tudo o que puder em conhecimento. As principais áreas para entender melhor são: gestão de pessoas, finanças, contabilidade e inovação.
2. Conheça as novas tendências e hábitos dos consumidores
As necessidades dos consumidores mudam conforme o tempo e é influenciada por diversos fatores. Por isso é necessário estar a par das expectativas dos clientes, entender o que eles desejam e como se comportam, pois somente assim é possível fazer o negócio crescer.
3. Tenha um planejamento financeiro
As finanças de um negócio costumam ser um tópico sensível para muitos empreendedores, isso porque nem todos possuem o nível de conhecimento adequado em administração de empresas.
A má gestão gera endividamentos, prejudica o lucro e pode levar à falência, portanto, estude essa área, conheça os indicadores financeiros e, sobretudo, conheça muito bem o mercado para entender como precificar seus produtos.
4. Pense grande, mas comece pelo pequeno
Ter grandes objetivos é muito importante para qualquer negócio e também para o empreendedor se manter inspirado. Mas é fundamental manter o pés no chão, deste modo, a dica é começar por pequenas metas e ir avançando aos poucos para que a empresa tenha fôlego para realizar novos investimentos.
5. Tenha uma proposta de negócio simples
Você consegue definir o seu negócio em poucas palavras? As pessoas conseguem entender o que sua empresa faz com facilidade? Um dos pontos a se pensar na hora de abrir um negócio é como as pessoas vão lembrar da sua marca, se elas conseguem entender seu propósito, serviços, etc.
Nada de dificultar ou querer “gourmetizar” o sentido da sua empresa, pois quanto mais simples, mas fácil é o entendimento sobre o negócio.
E, então, já está colocando essas dicas em prática? Não perca a oportunidade de tornar a sua empresa um negócio de sucesso! Continue acompanhando o blog da Roudrill para mais dicas de empreendedorismo.
Roudrill. A Chave do Futuro.