Você sabe o que é ticket médio e a importância dele para o seu negócio? Considerado uma das principais métricas para uma empresa, esse dado fornece aos empreendedores ou gestores informações essenciais sobre as vendas.
Basicamente, o ticket médio mostra qual o valor médio de consumo de cada cliente em seu estabelecimento. A métrica pode ser analisada de diversas maneiras, seja por período, média de todos os clientes ou de forma individual, depende do dado que se deseja obter. Também é possível saber o ticket médio por produto, serviço ou categoria.
Como calcular o ticket médio?
É muito simples chegar no valor do ticket médio. Para exemplificar vamos usar alguns valores fictícios:
- O faturamento mensal de uma loja foi de R$ 25 mil.
- No mês foram realizados 200 pedidos.
Deste modo, para chegar no valor do ticket médio é preciso fazer 25.000 / 200 = 125. Ou seja, o ticket médio é de R$125,00
Vale lembrar que o ticket médio ideal depende do tipo de atividade que cada empresa desempenha, portanto, levando em consideração os valores acima, R$ 125,00 pode ser um valor positivo ou negativo.
Como aumentar o ticket médio?
Existem alguns caminhos que podem ajudar a aumentar o ticket médio de sua empresa:
- Produtos e serviços complementares: conheça o hábito de compras de seus clientes e entenda o que pode ser oferecido a eles antes de fecharem a compra. Como por exemplo, um chaveiro ao fazer a manutenção de chave de carro, pode oferecer o serviço de cópia, falando da importância de ter uma chave reserva.
- Aumente o preço: entenda qual é a melhor precificação de seus produtos e serviços e não deixe de analisar o mercado para saber quanto os concorrentes cobram pelo mesmo trabalho. Não é sobre elevar o preço, mas, sim, de entender se o que está sendo cobrado é condizente ao que está sendo estregue. Aliás, ter um preço muito elevado também prejudica o ticket médio.
- Foque em atendimento: clientes querem ser bem atendidos e desejam ter uma boa experiência. Portanto, invista nessa relação e foque em fidelizar os consumidores.
- Invista em publicidade: A internet democratizou a acesso a publicidade. Pequenas e grandes empresas conseguem fazer anúncios com investimentos diferentes e focos diferentes. Deste modo, é importante estar online e investir nesse aspecto para conseguir atrair ainda mais clientes ao seu negócio.
E, então, agora que você sabe o que é ticket médio e a importância dele para os negócio, que tal usar algumas dessas estratégias para aumentar essa métrica no seu estabelecimento?
Roudrill. A Chave do Futuro.