Você sabe quais são as principais dicas financeiras para colocar em prática no seu chaveiro?
Pois bem, as finanças de um negócio costumam ser um dos principais pontos de atenção para um empreendedor, isso porque tudo o que envolve o capital da empresa precisa ter muita cautela, afinal, o uso errado do dinheiro pode levar o negócio à falência.
Mas, obviamente, não é isso o que queremos, não é mesmo? Por isso vamos falar a seguir as 5 dicas financeiras empresariais que todo chaveiro precisa seguir para evitar prejuízos nos negócios.
1. Não misture as finanças da empresa com as finanças pessoais
Um dos principais erros que empreendedores costumam cometer é misturar as finanças pessoais com o dinheiro da empresa. Saiba que quando isso acontece, a probabilidade de as contas virarem uma bola de neve é enorme.
Tenha em mente que você, como dono de um negócio, precisa ter um salário e uma conta diferente da empresarial. Deste modo, é possível ter maior controle do dinheiro e usá-lo de maneira mais adequada.
2. Atualize a tabela de preços sempre
Se deseja manter o chaveiro competitivo no mercado, tenha uma tabela de preços atualizada sempre. Saiba como precificar seus produtos e serviços e fique de olho nos valores que a concorrência cobra para não ultrapassar e muito menos ficar aquém do que outros estabelecimentos cobram.
3. Utilize software de gestão de contabilidade
Tecnologia é aliada quando se trata de gestão de empresa, especialmente na área contábil. Use software de gerenciamento para ter um controle mais eficaz do que entra e do que sai da empresa.
Com esse tipo de ferramenta é possível ter acesso a dados e relatórios precisos sobre a saúde financeira do negócio, de modo que, tenha mais sucesso na tomada de decisão.
4. Mantenha atenção nas despesas
Quais são os gastos fixos e variáveis da sua empresa? Além disso, no que é possível economizar e quais são os preços cobrados pelos fornecedores? É preciso ter tudo isso em mente, ou melhor, no papel, para pôr na ponta do lápis quais custos podem ser evitados ou diminuídos na empresa.
5. Cuidado com empréstimos e outras linhas de crédito
Empréstimos e outras linhas de créditos são, muitas vezes, uma saída para que pequenos negócios tenham mais folego nas finanças. No entanto, é preciso avaliar bem: essa é a única alternativa? Se sim, quais são as taxas cobradas pelas instituições financeiras?
Não faça acordos com bancos antes de ter certeza de que conseguirá pagar as contas de forma correta.
Quais outras dicas você acredita que todo chaveiro deve seguir para ter uma boa saúde financeira na empresa?
—
Roudrill. A chave do futuro.