Como conquistar clientes fazendo parcerias? Esta é uma questão extremamente importante de se discutir quando o assunto é empreendedorismo, afinal de contas, todo dono de empresa ou negócio está sempre em busca do aumento de seus lucros e isso é possível no caso da área de prestação de serviços quando se tem mais clientes. Pensando nisso, hoje a Roudrill trouxe esse artigo para auxiliar você ainda mais na busca pelo sucesso! Acompanhe com a gente!
Manter um fluxo de vendas alto é um grande desafio para toda empresa. Neste aspecto, muitos pontos devem ser levados em consideração para que essa performance não entre em declínio. Mas uma das formas mais antigas de se fazer networking e conseguir indicação de clientes é o famoso QI (Quem Indica). E uma coisa é fato…Se você costuma prestar um excelente atendimento e fidelizar seus clientes, principalmente com um bom pós-venda, a chances de clientes satisfeitos te indicarem para amigos e conhecidos será sempre grande.
Programa de Indicações
Existem várias estratégias para que você consiga atrair clientes. Uma dessas formas, como já comentamos acima, é de seus atuais clientes indicarem novos clientes. Para que isso aconteça você pode oferecer benefícios, descontos e oportunidades para quem fizer a propaganda da sua empresa. As empresas que enxergam essa oportunidade e a colocam em prática têm tido um grande sucesso no mercado.
A implementação de um Programa de Indicações é capaz de otimizar o ciclo de vendas de sua empresa, levando à aquisição de clientes qualificados que podem vir a se tornar clientes. Segundo uma pesquisa do Word Stream e a Search Engine Jornal a taxa média de conversão de leads boca a boca em vendas supera os 20%, enquanto Facebook e Google AdWords convertem respectivamente 1,59% e 2,4%. Isso quer dizer que esta forma de divulgação é muito mais eficaz e vale a pena ser estudada. Os benefícios que pudemos levantar de quem opta por esta estratégia de como conquistar clientes fazendo parcerias são:
- Redução de investimento em marketing e vendas;
- Aceleração do ciclo de vendas de forma exponencial;
- Geração de clientes mais satisfeitos;
- Ciclo contínuo de clientes e indicações;
- Aumento da receita;
- Mensuração de resultados de forma mais clara e objetiva.
Mas você deve estar se perguntando:
“O que devo oferecer aos clientes atuais para que eu consiga implementar o Programa de Indicações?”
A resposta para esta pergunta virá da própria análise do seu negócio. Vamos dar o exemplo do mercado de chaveiros. Você atende diversos tipos de clientes englobando faixa etária, classe social e regionalidade, por exemplo, e certamente tem alguns deles que sempre solicitam o seu serviço. Você pode então criar uma planilha com esses clientes e oferecer algum produto ou serviço (que não irá impactar tanto quando o assunto for seu lucro por exemplo) para que este cliente possa indicar novos clientes. Realizar o serviço de cópia de chaves e entregar ao cliente talvez não seja o suficiente para fidelização dele. Então, além de você investir na qualidade dos seus produtos e serviços, você deve destacar em seu balcão por exemplo tudo que pode oferecer tornando-se muito mais competitivo. E como superar as expectativas do público é algo sempre a ser levado em consideração, use a criatividade a seu favor! (Vale até conhecer outros mercados diferente do seu e tentar implementar essas ideias no seu negócio)
E mesmo nas melhores empresas sabemos que imprevistos podem vir a acontecer! Então se caso algo saiu errado com o produto oferecido ao cliente ou no atendimento, faça o possível para solucionar o problema dele com agilidade, pois esta ação também poderá fidelizar esse cliente. Situações como trocas, reembolsos, ofertas e promoções sempre colocam a sua empresa em vantagem e contribuem para atração de novos clientes.
As indicações também podem ser feitas pelos seus parceiros e fornecedores. Cabe a você analisar também o que pode ser feito na indicação neste caso e enviar uma divulgação a todos eles através de um e-mail ou whatsapp, informando sobre esta parceria de sucesso. Tenha sempre em mente que investir em um bom atendimento e manter seus clientes sempre próximos é o melhor caminho! Para chaveiros que fornecem serviços e produtos em tecnologia de diagnóstico automotivo, o pós-venda é uma das etapas mais importantes para se fidelizar consumidores e obter indicação de clientes, já que esta é uma forma de mostrar que seu empreendimento tem um diferencial no mercado em que atua. Entendeu como conquistar clientes fazendo parcerias é uma estratégia extremamente importante? E você gostou das nossas dicas? Mande um whatsapp para nós contando se este artigo foi importante pra você