Como montar um planejamento financeiro?

setembro 1, 2021

Roudrill > Blog > Sem categoria > Como montar um planejamento financeiro?

Como montar um planejamento financeiro eficaz para sua empresa? O empreendedor é responsável por diversos assuntos referentes ao seu negócio e por conta disso nem sempre consegue se aprofundar em algumas áreas de atuação ou por não ter conhecimento técnico, ou por falta de tempo. Mas sabendo que o planejamento financeiro para empresas é uma questão extremamente importante para que elas sobrevivam no mercado, a Roudrill preparou o blog de hoje com o intuito de trazer dicas importantes para que você esteja sempre atento ao seu dinheiro,
vamos lá?

Como conseguimos medir o sucesso de uma empresa? Certamente uma das respostas é: Aumento do faturamento e lucros! Por esse motivo é extremamente importante, mesmo que não seja sua área de atuação, que você saiba como montar um planejamento financeiro empresarial pois ele faz parte de um plano de negócios que vai direcionar e estabelecer as estratégias e quais as ferramentas para garantir a saúde do caixa e o cumprimento das metas de curto, médio e longo prazo. Se você não tem um planejamento bem definido, como saberá que ao investir em comprar um novo equipamento, se aquele dinheiro irá lhe fazer falta amanhã quando você for comprar matéria-prima?

Um bom planejamento financeiro pode evitar prejuízos e gastos desnecessários

Agora aqui fica uma pergunta: Você sabe a atual situação da empresa? O primeiro passo para montar esse planejamento de forma eficiente é conhecer o cenário atual da companhia. Nesta análise você precisa levar em consideração fatores como tempo de mercado, lucros e prejuízos, pontos positivos e negativos, estudar se os produtos ou serviços oferecidos são rentáveis, se o público atendido pela sua empresa é o correto e se está trazendo receitas satisfatórias, se a estrutura interna está bem consolidada em relação a permanência de colaboradores, retenção de talentos e organização de processos entre equipes, além de identificar se todos os investimentos feitos renderam positivamente.

Esse mapeamento será essencial para verificar onde é possível economizar ou investir para depois traçar os próximos passos. Não esqueça também de considerar impactos externos para a empresa que geralmente são as dificuldades que não dependem de você como situação econômica, pandemia, processos judiciais entre outros. Lembre-se que o planejamento deve ser completo, qualquer que seja o ramo de atuação.

Para organizar e mapear todos os ativos e passivos, você pode utilizar uma planilha em excel ou um software de CRM onde consiga ter todas informações integradas por exemplo. Sabemos que a tarefa de documentar todas as informações é muito difícil, mas ela é necessária para que você consiga ter uma visão global e transparente sobre a situação. Informações sobre gastos fixos, extraordinários e novos investimentos devem constar.

Os benefícios para o gestor depois de obter esse estudo são muitos, conheça alguns deles:

  • Integração e análise de todos os tipos de gastos da empresa, obtendo uma visão macro de toda a situação
  • Estar pronto para estruturação de equipe tanto com admissão quanto com demissões
  • Estar sempre à frente tendo previsão de tudo que irá acontecer nos próximos meses
  • Menos riscos de prejuízos e falência
  • Tranquilidade para as melhores tomadas de decisões
  • Redução de gastos e desperdícios

E você ainda tem alguma dúvida de como montar um planejamento financeiro para sua empresa? Você empresário pode escolher ter algum parceiro contábil para realizar esta ação ou fazer cursos de especialização financeira. Mas não deixe de tomar as rédeas neste sentido. Cuide da saúde da sua empresa! Gostou do artigo?

Deixe seu comentário 🙂


Roudrill. A Chave do Futuro.