Tenha o AHA para fidelizar seus clientes. Você deve estar se perguntando, mas o que é esse tal de AHA? Calma, nós da Roudrill vamos te explicar! O AHA Moment é uma técnica utilizada para fidelização de clientes que significa ATENÇÃO, HABILIDADE E AGILIDADE. É o instante em que ele capta o verdadeiro valor de seus produtos ou serviços. Sabe aquele ditado: “A primeira impressão é a que fica?” É justamente isso! E como sabemos que manter clientes é um ótimo negócio para as empresas, trouxemos muitas informações bacanas nesse artigo de hoje, vamos em frente?
Existem muitos serviços que são considerados essenciais hoje em dia e o chaveiro certamente é um deles. Os chaveiros são essenciais para a sociedade e para a economia do nosso país. Sabemos também que hoje eles fazem parte de um mercado competitivo e muito concorrido, então encontrar um diferencial é sempre importante para sair na frente da concorrência.
Mas hoje o assunto que trouxemos aqui é sobre fidelização de clientes. Você sabia que reter clientes pode custar até 5 vezes menos que conquistar novos? Ainda assim, 44% das empresas focam em aquisição, e somente 18% têm a retenção como foco segundo pesquisas do Invesp. Reter clientes é uma ação que pode trazer benefícios para os negócios e a melhor forma de conseguir isso é por meio da fidelização. Em um mercado onde tudo já existe, ou já foi inventado e dificuldades e desafios externos que afetam as empresas (como a pandemia em 2020 por exemplo) criar estratégias para retenção de clientes prometem ser muito positivas.
Você sabia que hoje em dia o preço cobrado não é o mais importante? Segundo pesquisas realizadas pela Microsoft, os millennials (geração nascida de 1980 a 2000), estão dispostos a gastar 21% a mais para receber um ótimo atendimento ao cliente. Além disso, 56% dos clientes afirmam que deixariam de comprar com uma empresa devido a uma má experiência de atendimento.
40% dos clientes que preferem comprar de um concorrente, fazem isso por causa da reputação de bom serviço de atendimento ao cliente e 72% das empresas já têm como prioridade melhorar seus atendimentos.
Colocando um pouco em prática agora sobre a técnica AHA (ATENÇÃO, HABILIDADE E AGILIDADE), vamos dividir cada uma delas para você entender melhor:
ATENÇÃO
Dar atenção ao cliente! Uma boa conversa, olho no olho e um pós-venda certamente fazem parte deste item. As pessoas buscam empresas preocupadas com elas, buscam uma prestação de serviços com humanização. Além disso, saber quem é seu cliente ao longo do tempo poderá criar um vínculo maior do que só um mero atendimento com relação profissional.
Ao chegar no local do atendimento, a primeira coisa que deve ser feita é ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer. Ele está frustrado e quer desabafar. Procure não interrompê-lo, entenda o que aconteceu e procure solucionar o mais rápido possível. Não há como fidelizar clientes sem estar sempre ao seu lado, conhecê-los cada vez melhor e oferecer o que querem, na hora que querem. Seu cliente precisa sentir-se ouvido e entendido. Passe uma boa impressão sendo atencioso e use e voz apenas com boa entonação.
HABILIDADE
Contar com equipamentos de qualidade (como a MICRO X da Roudrill J) ajudam a passar mais credibilidade a seus clientes e mostrar que você é autoridade no assunto. Ao realizar um serviço com efetividade, o cliente ficará mais satisfeito e feliz com o seu trabalho.
Além disso, investir na capacidade de gestão, fazendo os melhores cursos de empreendedorismo você que é empreendedor e capacitando sua equipe também é fundamental para empresa ter sucesso nessa jornada.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a especialização é um diferencial e mostrará que tanto você que é gestor, quanto a sua equipe, que estão preparados e são habilidosos para desenvolver qualquer tipo de solicitação.
AGILIDADE
Praticar tudo isso em tempo hábil é muito importante também. Tudo que um cliente busca em um chaveiro é solucionar o mais rápido possível o seu problema, já que a maior parte das solicitações são urgentes. Então, contar com equipamentos, transporte e conhecimentos que agilizem o seu processo pode ser seu diferencial.
Depois de ouvir, mostre seu interesse em resolver o problema o quanto antes. Não dê longos prazos ou “enrole” demais, pois pode soar como descaso de sua parte e gerar ainda mais nervosismo. Mostre-se sempre empenhado para solucionar aquele problema.
É fundamental ter eficiência para prestar atendimento. Por isso indicamos que você se atualize e ofereça o opcional de delivery e atendimento 24h!
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O que o cliente busca é ser reconhecido. Quando ele sente que suas necessidades e desejos são compreendidos por sua empresa e que você entende sobre suas dores, dificuldades e desejos ele certamente terá suas expectativas superadas. Conheça o máximo possível sobre seu cliente, estude o consumidor que busca seus produtos e serviços. Esta é a melhor maneira de surpreendê-lo.
E você gostou das dicas? Esperamos que elas tenham ajudado você! Deixe seu comentário pra nós!
Roudrill. A Chave do Futuro.